28/01/2021 3 dicas para manter sua equipe motivada em 2021

O êxito para o desenvolvimento de uma empresa é relacionado diretamente com a produtividade e motivação de cada colaborador do time.

A motivação tem duas funções, a primeira é contribuir para que todas as tarefas sejam feitas com capricho e vontade, a segunda, é contagiar e manter os colaboradores da equipe motivados. Um colega desmotivado pode acabar afetando toda a eficiência de um time, e nós não queremos isso, certo?

Muitos gestores ainda pensam que o segredo para manter sua equipe motivada está na sua folha de pagamento. Claro que a remuneração é algo importante, mas há outras maneiras de manter sua equipe motivada envolvendo apenas uma boa liderança. A maioria das empresas de sucesso já entenderam que manter seus colaboradores felizes, no fim, garante um excelente desempenho. Acompanhe 3 dicas para manter seu time motivado:

1 - Reconheça os esforços

Ter seu trabalho reconhecido, para a maioria dos profissionais, é sempre um grande prazer. Então, não deixe de elogiar e reconhecer o esforço para que a tarefa seja executada no prazo da melhor maneira possível. Elogios e críticas construtivas, certamente trarão mais confiança para a relação de vocês.

 

2 - Verifique se o funcionário está confortável na sua função

Profissionais fora de suas funções de origem podem afetar o desenvolvimento de toda uma equipe. É importante que o colaborador tenha clareza de suas funções, e o que seu líder espera dele no projeto.

É de extrema importância que na hora do processo seletivo escolher o candidato com um perfil compatível com a função que ele irá executar, para evitar que o funcionário se sinta deslocado na empresa e comprometa os resultados de toda uma equipe.

 

3 - Tenha um canal de comunicação aberto com os colaboradores da empresa 

Uma boa comunicação pode ser a alma do negócio! Reuniões periódicas para alinhar as expectativas e necessidades, são ótimos momentos para que os colaboradores compartilhem suas dificuldades e troquem ideias, para solucionar determinados problemas que venham surgir no processo. 

 

Funcionários motivados são consequência de uma boa gestão, feita por um líder competente que entende as qualidades de cada um do time.