06/10/2022 3 sinais de que a sua empresa está endividada

Os gestores de ou responsáveis pelo setor financeiro precisam estar sempre atentos ao financeiro da empresa. Esse indicador traz informações importantes sobre a situação do seu negócio. Você sabe como vai a sua organização? 

Veja 3 sinais de que a sua empresa pode estar se endividando:

1. Muitas contas para pagar a curto prazo

Fique sempre em alerta ao prazo de endividamento da sua empresa. Quando temos muitos valores elevados para pagar a curto prazo podemos encontrar dificuldades para o pagamento. 

Um índice que pode ser acompanhado pela empresa é a composição de endividamento, ou CE. Para fazer esse cálculo você vai precisar ter acesso ao montante dos passivos de curto e longo prazo, e aplicar a fórmula do CE.

Índice CE = (Passivos de curto prazo / Passivos de longo prazo) x 100

2. Qual é o índice EG da sua empresa?

O índice EG (endividamento global) é um dos indicadores mais importantes para monitorar as contas de uma organização. Com o EG, você pode ver a proporção dos ativos da empresa bancados por terceiros. Ou seja, quais são os ativos que acarretam o endividamento.

Para realizar o cálculo e chegar ao resultado desse índice, a empresa irá precisar ter algumas informações importantes, como: o total de ativos do negócio, somando todo o dinheiro em caixa, estoque, maquinário e investimentos. Com todas as informações em mão, a seguinte fórmula pode ser aplicada: 

Índice EG = (Capital de terceiros / Ativos da companhia) x 100
 

3. Falta de planejamento financeiro

Por último, mas não menos importante, o planejamento financeiro. Quando uma empresa está sem planejamento financeiro, os gestores não conseguem medir o sucesso do negócio, e assim, errar ao fazer cálculos importantes como o de capital de giro.

 É por isso que esse deve ser um dos principais pontos de atenção. 

 

Como vai a saúde financeira da sua empresa? Você tem esse controle? Se precisar de ajuda, chama a gente!