31/01/2022 4 coisas que você precisa decidir antes de abrir uma empresa

Você começou o ano querendo tirar do papel a ideia de ter sua própria empresa? Além de criativos, muitas pesquisas como a do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), e o relatório da Endeavor/Ibope, confirmam que nós brasileiros somos o que podemos chamar de um bom empreendedor.

Mas nem sempre a coragem e o empenho de empreender é suficiente para ter êxito no mundo dos negócios. Abrir um negócio inclui muito planejamento e compreensão das necessidades do mercado. 

Veja 4 dicas para você dar os primeiros passos no seu negócio:

1. Anote tudo que você pensa sobre o seu negócio

Quando pensamos em empreender nossa cabeça fica cheia de ideias. Nessa hora é importante anotar tudo, mesmo aquelas que acreditamos ser bobas podem ser muito úteis na hora de construir o seu negócio.  

2. Amadureça bem a ideia antes de dar o primeiro passo

Se você quer começar um negócio, que tal começar por algo que você goste? Uma boa dose de paixão pode fazer a sua empresa ir bem mais longe! Escolha algo que tenha a ver com você e com o que você acredita, assim será muito mais fácil amadurecer e tirar a ideia do papel. 

Talvez você fique se questionando se a ideia do meu negócio precisa ser pioneira para dar certo? E a resposta é simples: não! 

Muitas empresas de sucesso nascem a partir de ideias já existentes. Nessas horas é importante estudar o mercado e procurar as lacunas existentes no seu nicho, assim você pode encontrar o seu diferencial e se destacar entre os concorrentes.  

3. Questione a sua ideia de negócio 

- Qual é o seu nicho? 

- Quem é seu público-alvo? 

- Por que as pessoas vão precisar da sua empresa? 

- Quais diferenciais a empresa vai oferecer para chamar atenção entre os concorrentes? 

- Quais são os possíveis concorrentes? 

- Quais são os riscos de mercado (tecnológico, regulatório e de execução)? 

- Sua ideia é viável no curto, médio e longo prazo? 

- Sua ideia é escalável, ou seja, é facilmente replicável e tem alto potencial de crescimento?

- Sua ideia terá valor diante de outros produtos e serviços no mercado ou durará apenas enquanto for novidade? 

- Você estará se realizando ao executar sua ideia?

Encontrando todas essas respostas você estará mais preparado para dar os primeiros passos na criação do seu negócio. 

4. Chegou a hora de tirar o negócio do papel

Depois de entender a sua empresa é hora de tirar ela do papel e legalizar o negócio. A parte burocrática pode ser a mais complicada e desmotivadora de começar uma empresa. 

Essa é a hora de escolher a razão social, escolher o melhor regime de tributação para a empresa, fazer a divisão das quotas, caso haja mais sócios no negócio, e documentar o capital inicial que será investido para que a empresa dê os seus primeiros passos no mercado. 

Você precisa de ajuda para organizar os processos e legalizar a sua empresa? Nós podemos te ajudar! Na Tecchio nosso compromisso vai além de entender os números do seu negócio. Prestamos assessoria em diversos departamentos para ajudar nossos clientes a gerir seus negócios com mais clareza e organização.