Hoje em dia, o foco para muitas empresas é a busca pelo aumento da produtividade da equipe. Na era da informação e tecnologia, o principal fator para o êxito de um negócio se tornou uma boa gestão de pessoas. Com o aumento da produtividade dos funcionários, empresas acabam maximizando seus lucros e tornando seu negócio mais atraente para o mercado.
Extrair mais do trabalho que os colaboradores desempenham sem elevar suas cargas e horas trabalhadas, vem sendo o grande desafio das lideranças, uma vez que o engajamento dos funcionários com a empresa fica atrelado a sua motivação.
Agora, como manter o time motivado? Como aumentar a produtividade da equipe? Muitas empresas buscam uma fórmula milagrosa para o sucesso do negócio, porém a estratégia deve ser pensada de acordo com a realidade de cada uma delas.
Pensando nisso, vamos lhe dar 5 dicas para melhorar a produtividade do seu time:
- Desenvolva a inteligência emocional
A pessoa com inteligência emocional é capaz de gerir com maior facilidade suas emoções, assim conseguindo lidar com diferentes cenários que podem ser apresentados no nosso dia a dia. Entra neste contexto a popular palavra resiliência.
- Disponibilize dicas de gestão de tempo e planejamento
Atualmente, com tantas tarefas e distrações, gerir o tempo é essencial. Com a gestão do tempo a produtividade acaba por melhorar e, consequentemente, a qualidade do trabalho, gerando benefícios para a empresa. A gestão de tempo também é importante na vida pessoal, o autocuidado é de extrema importância para manter todos bem, e diminuir os níveis de estresse e ansiedade.
- Defina objetivos e processos
Tenha claro e disponível os objetivos e processos do negócio. Com processos estabelecidos, as empresas conseguem otimizar a operação e o uso de recursos humanos e materiais. Este pode ser o segredo para ter mais êxito.
- Dê responsabilidades e autonomia
Dar autonomia para os colaboradores é uma importante estratégia para gestão, desenvolvimento e crescimento da empresa e funcionários. A autonomia proporciona uma equipe mais satisfeita, criativa e engajada nas atividades e resultados do negócio.
- Fortaleça a cultura organizacional
As principais falhas responsáveis pelo retrabalho são as que dizem respeito a comunicação interna das empresas. Uma equipe sem comunicação é certeza de problema. Logo, deixe sempre claro e alinhado os hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas da sua empresa.
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