28/02/2017 Acompanhamento Permanente do seu Endividamento!

O endividamento, de forma bem simples, serve para medir a capacidade da sua empresa de pagar seus compromissos. Importante observar que um bom acompanhamento do endividamento pode, também, servir para uma análise simples do desempenho da sua empresa. Se, por alguma razão, você não faz uma boa análise mensal do DRE (demonstração de resultado do exercício), que é o que lhe permitiria identificar os efetivos resultados econômicos do seu negócio, você ainda pode observar este desempenho através do constante acompanhamento do seu endividamento. Se você analisar a curva do seu endividamento mês a mês, saberá se o negócio está gerando ou consumindo recursos.

- Se a curva do endividamento mostrar queda, mesmo que não muito expressiva, significará que você está conseguindo reduzir o endividamento, o que quer dizer que a empresa está gerando caixa.

- Se a curva do endividamento mostrar elevação, isso quer dizer que há um problema, e você precisa entender as razões desta elevação. Estas razões vão indicar se é uma situação pontual ou se o negócio está consumindo recurso.

Esta parece uma ação elementar, simples demais, e que todas as empresas certamente praticam, porém, não é bem assim. Infelizmente ainda existem muitas empresas, não somente as pequenas, que não se preocupam com este indicador. A Tecchio utiliza ferramentas que objetivam manter permanente acompanhamento do endividamento dos seus clientes, independente do tamanho, como forma de alerta para eventuais ações de correção de rumos.