28/02/2023 Análise comportamental DISC: o que é isso?

A análise DISC é um importante recurso para uma gestão mais eficiente de RH, ela ajuda a prever as reações dos colaboradores em determinadas situações e grandes desafios. 

O DISC foi desenvolvido a partir de estudos do psicólogo americano, Dr. William Moulton Marston, que buscava compreender como o ambiente de trabalho poderia impactar na percepção dos funcionários. Já a ferramenta de avaliação DISC, foi desenvolvida pelo pesquisador Walter Vernon Clarke, com a finalidade de decifrar todas as competências socioemocionais dos seres humanos.

No método DISC existem quatro perfis comportamentais predominantes, que são:

1. Dominância

Os perfis dominantes são competitivos, e por isso, costumam ser mais ativos diante de situações difíceis, tomando a frente das decisões visando aumentar os resultados. A melhor maneira de abordar os dominantes, é com feedbacks curtos e objetivos. 

2. Influência

Os colaboradores que indicam ter o perfil de influência, têm como ponto forte o poder de persuasão em seu comportamento. A melhor forma de dar feedback para esse perfil é destacando como a sua avaliação pode ajudar a melhorar sua entrega. 

3. Estabilidade 

Quando o teste DISC indica que o colaborador tem altos índices de estabilidade, quer dizer que ele vai conseguir lidar com suas próprias emoções e com as mudanças de cenário com mais facilidade, mantendo-se estável. Para o feedback desse perfil, é importante dar exemplos específicos da avaliação.  

4. Conformidade

Se a pessoa apontou mais afinidade com esta categoria, significa que ele tende a agir de maneira correta, sempre prezando pelas normas apresentadas pela empresa. Nesse feedback é importante explicar a situação a partir das próprias diretrizes da instituição.