04/04/2022 As lições que o BBB pode dar para o seu negócio

O reality está chegando na sua reta final, e certamente nos últimos certamente você foi impactado por memes, vídeos e imagens pela internet que abordam um único assunto: o Big Brother Brasil.

Goste ou não, o programa é um fenômeno de arrecadação para a emissora que a cada ano que passa vem arrecadando mais e mais de seus patrocinadores. Apesar de ser um programa de entretenimento, ele esconde lições importantes que podem ser aplicadas na sua empresa. 

O nome do programa remete ao clássico do autor George Orwell, "1984". Na obra existe um ditador chamado de “O Grande Irmão”, que acompanha o passo a passo da população do seu país por meio de telas, para reprimir e censurar comportamentos que não sejam condizentes com a sua ideologia. Assim, podemos pensar que o “O Grande Irmão” da sua empresa são os seus clientes.

Atualmente, a decisão de comprar ou consumir algo, se dá pela afinidade que os consumidores têm com as marcas. E para que não exista ruídos nessa relação, é importante que a empresa se mantenha fiel a seus princípios, demonstrando e vivenciando seus valores para os colaboradores e no posicionamento da organização para os consumidores. 

Outra importante lição que podemos aprender com o programa, é sobre imediatismo. É comum que antes mesmo de começar o programa, já existam os candidatos favoritos para chegar até a final. E mais comum ainda é a eliminação desses participantes logo nas primeiras semanas de confinamento, depois que o público conhece um pouco mais da personalidade e das intenções do confinado. No mundo corporativo, o que não faltam são promessas e soluções milagrosas para as organizações. 

A urgência de solucionar um problema de forma simples para obter altos ganhos, pode gerar grandes problemas para o financeiro e até para a imagem de uma empresa. Não podemos esquecer que uma empresa, diferente dos seres humanos, não tem prazo de validade.

E Lembre-se: uma das lições mais importantes que podemos aprender com os últimos programas é que uma reputação de anos pode ser destruída em questão de minutos na internet.