03/08/2021 Cuidado: a síndrome do impostor pode estar atrapalhando a sua carreira

Você saberia responder quais são as características de um impostor? Em uma busca rápida no dicionário você encontra que impostor é: aquele que demonstra ou pratica impostura; embusteiro; Que ou quem se aproveita da credulidade e da ignorância de outrem para ludibriá-lo; mentiroso, hipócrita.

Você se identifica com essas definições? Por incrível que pareça, a síndrome do impostor é muito mais comum do que pensamos, muitas pessoas se identificam como impostores em sua vida profissional. 

O que é a síndrome do impostor?

A síndrome do impostor é um termo psicológico dado para descrever um padrão de comportamento no qual você duvida de suas realizações e tem um medo persistente de ser exposto como uma fraude, como incompetente. A autossabotagem está diretamente ligada à síndrome do impostor.

No trabalho, você se dedicou intensamente na criação de um projeto que lhe trouxe ótimos resultados. Ao final do projeto, você não reconhece o próprio trabalho e acredita que os resultados foram frutos de qualquer coisa, menos do seu trabalho. Se você não vivenciou essa situação, certamente já deve ter conhecido um colega que passou por isso.

Além da percepção distorcida de si mesmo, a síndrome do impostor faz com que a pessoa acredite que não mereça estar no lugar que ocupa. Seja por pensar que exista alguém melhor do que ela para ocupar a sua função, ou porque ela acha que não tem qualificação suficiente para se candidatar para a tão sonhada vaga de emprego.

A síndrome do impostor pode ser um grande problema no desenvolvimento profissional das pessoas que sofrem com este transtorno. Imagine que você encontrou a oportunidade de emprego dos seus sonhos, na empresa que você sempre almejou, a profissional de RH, que analisaria o seu currículo iria achar que a sua qualificação é perfeita para a vaga. Mas você não acredita ser qualificado o bastante para a oportunidade. Você desacredita da sua formação e das suas experiências, e assim, acaba não se candidatando para a vaga que poderia alavancar a sua carreira.

Para muitos, a síndrome do impostor pode ser congelante. Ela faz com que as pessoas não se sintam suficientes, e assim, não consigam aceitar novos desafios na sua vida. E essa autossabotagem, que gera um constante sentimento de insatisfação com a própria carreira, pode afetar também na vida pessoal.

Para se livrar desse problema, invista no autoconhecimento, na ajuda de especialistas. Assim como o surgimento da síndrome do impostor não é da noite para o dia, a solução também faz parte de um processo. Enquanto isso, tenha uma escuta ativa e acolha os feedbacks positivos que você receber. Não compare o seu bastidor com o palco dos outros!