01/02/2017 Custos e Despesas!

Porque é importante conhecer os custos e despesas?

Custos: são relativos ao que você consome ou está relacionado a um processo de produção.

                   1. Insumos (matérias primas, materiais de embalagem, materiais auxiliares, etc);
                   2. Mão de obra ligada à produção e encargos;
                   3. Gastos gerais de fabricação;
                   4. Energia elétrica consumida no processo de produção;
                   5. Manutenção de equipamentos;
                   6. Depreciação de equipamentos.

 Despesas:

São os gastos que você tem com os setores administrativos e comerciais, mais as despesas financeiras.

                    1. Mão de obra e encargos;
                    2. Materiais de expediente;
                    3. Fretes sobre vendas;
                    4. Despesas bancárias.

Importância de conhecer estes gastos:

Nosso objetivo neste trabalho não é exatamente de conceituar estes gastos (custos e despesas). Nosso foco principal é tentar transmitir a você a verdadeira importância de se conhecer efetivamente estes custos e estas despesas. Temos como princípio que tudo o que você conhece (e conhece bem), você tem condições de controlar. Aquilo que você não conhece, logicamente, você não controla.

Parece simples... e, acredite, é simples!

A verdadeira importância de você conhecer os seus gastos é para que você consiga controlá-los!

Se você mantiver, no mínimo mensalmente, alguns indicadores de controle relacionados aos custos e às despesas, você estará, mensalmente, olhando e analisando cada um dos aspectos que os compõem. Esta análise mensal, quando tornada rotina, faz com que você passe a conhecer intensamente estes gastos, e com isso, exercer forte influência no controle dos mesmos. No início, vai parecer que é uma tarefa um pouco burocrática, mas, a partir do momento que você entender efetivamente a verdadeira razão desta análise mensal, você passará a ter completo domínio sobre estes gastos.

Lembrando, com o domínio completo dos gastos (custos e despesas), você consegue com muita facilidade definir metas de redução de alguns destes custos ou despesas. Esta é, na verdade, a grande razão para você manter sempre o domínio completo sobre todos os gastos da sua empresa.