01/06/2021 Do mundo VUCA para o mundo BANI: entenda o novo conceito

Provavelmente você já ouviu falar sobre o mundo VUCA. Marcado pelas incertezas, volatilidade, complexidade e ambiguidade, o surgimento de novas tecnologias e métodos mais eficientes para resolver os problemas é uma característica marcante do mundo VUCA, que não foi deixada de lado na era do mundo BANI.

A pandemia do novo coronavírus mudou para sempre as nossas organizações e, diante desse universo cada vez mais conectado, o mundo VUCA deixou de ser suficiente e deu espaço para a era BANI, um acrônimo que expressa o momento de transformações aceleradas em que estamos vivendo.

O conceito de mundo VUCA surgido nos anos 90, para explicar a nova dinâmica do mundo pós Guerra Fria, era instável, inseguro, de rápidas transformações e com uma forte presença tecnológica. Com a ampla digitalização que vivemos nos últimos tempos, o conceito logo veio a ficar desatualizado.

O conceito BANI surge para marcar a passagem da volatilidade para a agilidade,  da incerteza para a agilidade, da complexidade para a não linearidade e da ambiguidade para a compreensão. O acrônimo BANI significa Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible, ou, em português: Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível. O conceito passou a ser adotado especialmente para descrever o panorama pós-pandemia que vamos viver.

Diferente do mundo VUCA, o mundo BANI retrata aspectos humanos em frente ao caos. Vemos informações sendo produzidas o tempo todo, tecnologias se tornando obsoletas do dia para a noite e novas formas de realizar uma mesma tarefa com eficiência. Todas essas informações e apreensões, fazem com que as pessoas e as empresas se tornem cada vez mais ansiosas diante das incertezas do mundo.  Mas e agora, como sobreviver diante de tudo isso?

O conceito VUCA nos diz que o mundo é complexo e que diversos fatores estão interligados, mas que não existem respostas prontas. Porém, o conceito de mundo BANI nos alerta sobre a sobrecarga de informações que estamos expostos no dia a dia, que torna cada vez mais complexa a nossa tomada de decisões, podendo acabar em uma repercussão inesperada e não linear.

Se por um lado as dificuldades aumentam, por outro nós somos apoiados pela Inteligência Artificial, Big Data e muitas outras soluções que continuam surgindo no mundo para a cada dia que passa tornar o mundo mais compreensível. Investir em capacitação analítica e softwares que ajudem o seu time e as empresas a resolverem esses novos cenários, no fim, podem converter grandes desafios em grandes oportunidades.