25/10/2016 Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta de análise financeira que trabalha com a projeção, para um período futuro, de todas as entradas e saídas de recursos financeiros.

O objetivo da análise desta ferramenta é a observação da saúde financeira do negócio, avaliando as reais possibilidades de sucesso do investimento.

Manter as contas em dia é muito importante para a empresa, atitude esta que vai permitir o planejamento do fluxo de caixa e uma gestão empresarial mais tranquila.

O fluxo de caixa ajuda o empresário a visualizar as movimentações financeiras ao longo do tempo, permitindo que sejam tomadas as melhores decisões com o dinheiro da empresa.

Alguns questionamentos que podem ser respondidos a partir da análise do fluxo de caixa:

1. Vai faltar ou vai sobrar dinheiro em um determinado espaço de tempo?
2. Posso dar mais prazo aos meus clientes?
3. Preciso negociar algum prazo melhor com os meus fornecedores?
4. Preciso pegar dinheiro emprestado?
5. Posso fazer aplicações de curto e/ou longo prazo?
6.Tenho dinheiro para fazer novos investimentos?

O Fluxo de caixa precisa ser uma ferramenta de fácil manutenção, de forma que possam ser incluídas novas movimentações financeira sempre que a empresa necessitar.

Uma série de outras informações poderão ser levantadas a partir da análise do Fluxo de Caixa, como, por exemplo: a elaboração de uma estrutura que permita uma análise gerencial de resultados, calcular a lucratividade, etc.