08/12/2017 Governança corporativa nas pequenas e médias empresas

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) a define como sendo “um sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os acionistas e os cotistas, o Conselho de Administração, a Diretoria, a Auditoria Independente e o Conselho Fiscal. As boas práticas da Governança Corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade”.


Esse sistema aplicado pela governança corporativa torna a gestão mais eficiente e transparente, através da melhoria dos processos da empresa e de maior integração dos diversos setores dentro dela, de forma a apoiar os administradores com uma gama de informações relevantes que lhe auxiliam no momento da tomada de decisões. Porém, até bem pouco tempo atrás, esse conceito era aplicado somente na gestão de grandes empresas.
Como consequência de um bom desenvolvimento da governança corporativa observamos uma administração mais clara, evitando erros estratégicos que podem comprometer o crescimento da organização. A empresa otimiza seus processos e maximiza os seus resultados, conseguindo assim maior visibilidade no mercando em que está inserida.


Nas empresas menores, é comum encontrarmos uma única pessoa como responsável, ou seja, o “dono”, que atua em todas as áreas sem deixar muito claro o seu planejamento de atuação, se é que ele existe. Nesse tipo de situação, a longevidade deste negócio fica comprometida, gerando ao mercado dúvidas acerca deste empreendimento. Aplicando a governança corporativa nestas organizações, o “dono” passaria a integrar os seus interesses com os interesses de seus colaboradores, do mercado e da sociedade, gerando assim maior transparência e valorização no setor em que participa.


Estruturar uma boa governança corporativa é um dos trabalhos desenvolvidos pela Tecchio, que mantém um atendimento diferenciado aos seus clientes, de maneira a aplicar esse conceito a todos aqueles que demonstram interesse em manter as rédeas do seu negócio. Optar pelos melhores serviços é uma decisão dos nossos clientes. Manter um acompanhamento responsável e eficaz é o nosso compromisso perante esses clientes.