03/12/2021 Líder Herói x Líder Não-Herói: qual tipo de liderança pode estar afetando o crescimento do seu time

Que tipo de líder você tem? Aquele controlador que sempre deixa a equipe desconfortável para dar opiniões? Do tipo centralizador que não deixa o time ter autonomia nos processos e tomadas de decisões? Ou aquele que te deixa livre e quer ter a sua contribuição durante os projetos?

Você certamente já conheceu o primeiro tipo de líder na sua jornada. Esse perfil de liderança é o que chamamos de líder herói, ainda muito comum nas empresas.

O líder herói é aquele que não consegue confiar na sua equipe para dar autonomia e liberdade para que as tarefas sejam executadas. Esse tipo de liderança nem sempre é algo bom para uma organização, de acordo com uma pesquisa da Gallup, até 70% do desempenho de um time pode ser atribuído à qualidade do seu líder.

Ser o líder herói não é bom para a empresa e nem para o próprio líder que precisa se desdobrar em mil para dar conta das novas demandas que surgem no seu dia a dia, e ainda abrir mão da sua vida pessoal. Resumindo, o líder herói acredita ter superpoderes. Ele está sempre tentando fazer o melhor para si e para seu time, mas com toda essa sobrecarga, ele acaba prejudicando a todos e a si mesmo.

Porque um líder herói não faz bem para o time

Apesar do cinema nos ensinar que ter uma postura heróica é uma coisa boa, no mundo dos negócios não é bem assim. 

Você já ouviu alguém dizer que prefere fazer uma tarefa sozinho, porque ensinar outra pessoa levaria muito tempo? Essa é uma prática muito comum no dia a dia do líder herói, ele não sabe delegar as demandas e entregas de maneira eficiente, sem essa habilidade, o líder fica preso em uma rotina muito executora e menos estratégica.

Por esse motivo, é muito comum que o líder herói viva extremamente cansado e estressado. Na tentativa de acabar com as atividades acumuladas, ele abre mão de momentos de descanso com a família e de seus finais de semana. Muitas vezes esse líder nem consegue tirar férias.

 O que fazer para não ser o líder herói?

Para criar uma equipe de alta performance, o líder herói precisa abrir passagem para o líder não-herói e fazer conexões verdadeiras com o seu time. Ouvir, conhecer a individualidade de cada membro do time e integrar os valores pessoais aos da empresa, só assim o caminho para o sucesso será encontrado.

O líder não-herói precisa defender o desenvolvimento da sua equipe e, para isso, deve saber delegar tarefas de forma eficiente para construir uma equipe autônoma, autogerenciável e de alto desempenho.

Que tipo de líder você quer ser para o seu time?