29/10/2021 Liderança Shakti: o conceito que pode melhorar a gestão da sua empresa

A liderança feminina é um tema que vem ganhando espaço na agenda das empresas mais influentes do mundo. Em um estudo recente da McKinsey, com 700 empresas na América Latina, as empresas com pelo menos uma mulher em sua equipe executiva são mais lucrativas. Segundo os dados da pesquisa, isso acontece porque as mulheres têm 50% mais chances de aumentar sua lucratividade e 22% mais chances de crescer a margem EBITDA média.

Agora, o que significa a Liderança Shakti?

A palavra “Shakti” é originada da mitologia hindu. Nesse sistema de crenças, que faz parte da tradição indiana, há uma divindade que é representada simultaneamente por um homem e uma mulher, o lado esquerdo do seu corpo está relacionado à energia masculina, chamado Shiva, e o direito diz respeito à energia feminina, chamada de Shakti.

Resumidamente, podemos dizer que a expressão ‘’Shakti’’ significa o poder que vem de dentro, ou seja, que é intrínseco ao ser humano e consiste em ser uma força consciente e criativa, associada ao universo feminino.

A Liderança Shakti, modelo criado por Nilima Bhat e Raj Sisodia, oferece para o futuro e dá elementos para implementá-lo, no presente, com presença. O modelo de gestão é considerado poderoso e prático por conseguir de uma maneira consciente, compensar as energias femininas e masculinas para curar, restaurar o equilíbrio de ambas e promover a evolução do planeta.

O objetivo do modelo de Liderança Shakti é ajudar no desenvolvimento de competências naturalmente femininas, que há muito tempo são ignoradas pelo mercado de trabalho, a fim de equilibrar e integrar os recursos tradicionalmente entendidos como masculinos.

No livro ”Liderança Shakti: adotando poderes masculino e feminino nos negócios”, escrito por Raj Sisodia e Nilima Baht e lançado em 2016, os autores apresentam um estilo de liderança muito mais equilibrado, cooperativo, criativo e empático. Qualidades que muitas vezes são vistas como femininas pela maioria das pessoas. 

Se você gostou da ideia e quer entender melhor sobre o assunto, separamos algumas leituras que podem te ajudar na busca pela equidade da sua empresa! 

Além do livro ‘’Liderança Shakti: adotando poderes masculino e feminino nos negócios’’, já citado anteriormente, a nossa dica para aprofundar o seu conhecimento em liderança humanizada é a obra ‘’Todos são Importantes’’, de Bob Chapman e Raj Sisodia, que conta a história de uma companhia industrial americana, mostrando por meio da valorização dos funcionários e criação de um ambiente de trabalho que se baseia no acolhimento e confiança, que o lucro é algo importante, mas os seres humanos são ainda mais.

Já leu algum deles? Conta pra gente!