17/01/2017 Margem de Contribuição

A Margem de Contribuição é um indicador econômico-financeiro de extrema importância para uma empresa que precisa ser acompanhado regularmente. Conceitualmente, a Margem de Contribuição é o termo que identifica a quantia que resta em dinheiro a partir da diferença entre o faturamento (a venda) e os custos e despesas variáveis. O cálculo da MC pode ser feito a partir do resultado total de vendas de um mês, por exemplo, ou produto a produto. Para o completo entendimento da MC, precisamos conceituar também os elementos que a compõem:

1. O faturamento são as vendas realizadas num determinado período. A geração efetiva de receita da empresa. O que determinará o ingresso de dinheiro no caixa.

2. Os custos e despesas variáveis são aqueles que aumentam ou diminuem conforme a quantidade de produtos efetivamente elaborados (e consequentemente vendidos) num determinado período. Por exemplo, para confeccionar uma camisa, utiliza-se uma determinada quantidade de matéria prima (tecido, linha, botões, etc.) e gasta-se uma determinada quantidade de horas. Se confeccionarmos duas camisas, a quantidade de matéria prima e de horas trabalhadas vai dobrar, assim sucessivamente. Portanto, quanto mais camisas produzirmos, mais matéria prima/horas iremos utilizar.

O cálculo da margem de contribuição é feito através da seguinte fórmula:

MC = PV – (CV + DV), onde:
MC = Margem de Contribuição
PV = Preço de venda (ou faturamento/ou receita)
CV = Custos Variáveis
DV = Despesas Variáveis

Exemplo:

Receita = 5.000 (vendas/faturamento)
Custos Variáveis = 1.600 (matéria prima)
Despesas Variáveis = 700 (fretes, comissões, despesas gerais com vendas)
Margem de Contribuição = 5.000 – (1600 + 700)  =  2.700 ou 54%  (2.700/5.000)

 

Porque é importante conhecer a Margem de Contribuição

Conhecer a MC é fundamental para o planejamento da empresa e a tomada de decisões. A partir do levantamento da Margem de Contribuição, precisamos saber que esta “sobra de dinheiro” será responsável pelo pagamento de todas as demais despesas que a empresa venha a pagar para manter a sua estrutura em funcionamento, como por exemplo: aluguel, água, manutenções, etc... A esse tipo de despesa, é dado o nome de “despesas fixas”. Desta forma, vem a importância do conhecimento da MC, pois passaremos a utilizá-la para fazermos a composição do Preço de Venda dos produtos/mercadorias que serão comercializados pela empresa, acrescentando à esta MC todo o universo de despesas que ela será convidada a pagar e podendo (devendo) ainda, acrescentar o percentual almejado de resultado para a empresa.

Conhecendo a MC, a empresa tem condições de:

1. Calcular a quantidade mínima de produtos/mercadorias que precisa vender para pagar as despesas fixas – o que chamamos de Ponto de Equilíbrio, o qual trataremos em outro tópico;
2. Acrescentar ao cálculo do Ponto de Equilíbrio o montante de lucro que a empresa gostaria de gerar;
3. Identificar se, eventualmente, algum produto não está gerando resultado e avaliar a sua retirada do mercado ou a correção do seu Preço de Venda;
4. Identificar qual produto apresenta a melhor MC e incentivar a sua venda;
5. Promover descontos pontuais em determinados produtos;
6. Trabalhar com tabelas diferenciadas de preços, contemplando possibilidades diversas de descontos, etc.