30/08/2022 Metodologia kaizen: entenda como aplicar na sua empresa

Você já ouviu falar na metodologia kaizen? Independente do tamanho do seu negócio, se o seu objetivo é levar melhorias para a sua empresa, o conceito de kaizen pode ser muito útil para você.

A metodologia kaizen é um conceito que surgiu na década de 1950, no Japão, com o objetivo de reconstruir o país após a Segunda Guerra Mundial. Com o conceito estratégico de administração e os ótimos resultados apresentados, o método que foi um sucesso, é até hoje usado nas organizações do mundo inteiro.

“Kai” quer dizer mudança e “zen” sabedoria. O método kaizen busca ter melhorias contínuas no negócio, através do aumento da produtividade dos colaboradores. Acredita-se que através de pequenas melhorias, a longo prazo, a empresa pode alcançar mais resultados positivos. 
 

Conheça os princípios da metodologia kaizen:

- Seiri - utilização: separe o que é útil e inútil, e descarte o que não é necessário para reorganizar o espaço;

- Seiton - organização: ordene os objetos em uma disposição inteligente, colocando o que é mais utilizado em uma posição mais acessível dos demais; 

- Seisou - limpeza: entenda a causa da sujeira para evitar e manter a ordem e a limpeza do espaço; 

- Seiketsu - bem-estar: cuide da higiene e da segurança do ambiente, e também promova uma comunicação assertiva com os colaboradores;

- Sheitzuke - autodisciplina: seja uma pessoa disciplinada para manter os quatro pilares anteriores de pé, para trazer melhorias à sua empresa.

 

Para implementar a metodologia kaizen no seu negócio, você vai precisar de calma, vontade e paciência! Comece identificando as oportunidades de melhoria para o seu negócio, e em seguida, mapeie todos os seus processos, assim você vai conseguir criar novas soluções para a empresa. Por fim, comece a implementar todas as mudanças e analisar seus resultados.