16/03/2020 O mundo VUCA

Este acrônimo está cada vez mais presente nas mídias, artigos e notícias sobre o mundo de hoje, mas, o que é mesmo VUCA?

As letras significam: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. O termo tomou conta do mundo corporativo e explica muito sobre as características da nossa sociedade. Vale lembrar que as empresas são feitas por pessoas, ou seja, esse tal mundo VUCA se refere às corporações e também ao comportamento dos indivíduos.

Vamos abordar neste artigo as quatro características e entender o impacto delas na no cotidiano.

#volatilidade

O que era certo ano passado, hoje pode não ser mais. Mudam os negócios, as alternativas, às tecnologias e os comportamentos. Se antes as mudanças levavam gerações para se concretizar, hoje podem levar semanas.

Esteja atento ao seu negócio, aos produtos e serviços substitutos, aos concorrentes que parecem pequenos e a modelos de negócios que podem, à primeira vista, serem ousados ou imaturos.

Certamente o que trouxe o seu negócio até aqui não é o que vai levar você adiante. Esteja atento e disposto a conhecer e a se adaptar.

#incerteza

As certezas estão cada vez mais escassas. A economia global faz com que qualquer movimento, seja uma guerra, um vírus ou até um mal estar entre representantes de estado, gere impacto na economia dos países do outro lado do mundo.

Os planejamentos estratégicos de longo prazo, antes de 5 a 10 anos, hoje consideram 5 anos no máximo, com revisões anuais, uma vez que não é possível prever crescimento econômico, recessões, acordos e uma série de outros fatores que afetam as empresas.

Mas, como se manter em crescimento onde tudo pode mudar a qualquer momento? Não existe receita, mas existe um comportamento conhecido entre as empresas que seguem em ascensão ao longo dos anos: pesquisa, desenvolvimento e mudança. Há de haver uma equação e um ambiente que permita a empresa entender o cenário, compreender as mudanças do mercado e realizar os ajustes necessários em prol da longevidade e competitividade do negócio.

Entra neste quesito a tão falada resiliência, que é a capacidade de se adaptar às mudanças de forma rápida. Isso vale para pessoas e para empresas.

#complexidade

Quais eram os indicadores analisados anteriormente? Como era a legislação? Qual o nível de informação? A abundância de dados e conteúdos disponíveis on e offline levaram a sociedade a um momento novo, onde todas as informações estão acessíveis, basta serem consumidas.

O ponto positivo é que a novidade que é lançada hoje no Japão, em horas já encontra-se disponível e traduzida no Brasil, ou seja, não existe mais desculpa para não estar atualizado. A complexidade reside em transformar este montante de informações em algo útil e que de fato agregue valor e perenidade ao negócio.

E mais do que isso, exercitar o balanço entre o timing e o risco é fazer com que a adaptação a mudança seja um ponto a favor, e não contra a cultura e os processos de cada organização.

#ambiguidade

Quem diria que a maior rede social de 2020 seria composta basicamente por imagens? Que aplicativos de celular seriam o principal meio de comunicação? Que é possível chamar um motorista de carro, um almoço e até mesmo dinheiro, na porta da sua casa, com apenas alguns cliques?

Como lidar com tantas novidades ao mesmo tempo e como conviver com elas, entendendo que, à medida que a tecnologia avança, o ser humano precisa reencontrar o seu caminho e trazer valor ao raciocínio, ao contexto e também a emoção.

O que vai acontecer com o motorista de táxi com a chegada dos aplicativos? E com o caixa do banco com a chegada dos bancos digitais? As mudanças trazem cenários imprevistos até então e que, rapidamente, a sociedade absorve e acomoda. O que era temeroso passa a ser vantajoso, economiza tempo, dinheiro e até esforço.

Mas, já que tudo tem dois lados, como prever, se adaptar e conviver com as mudanças? A resposta não é simples e como dito, não existe receita.

Informação certamente é um ponto crucial. Disponibilidade para mudanças, para avaliar o mesmo cenário sob diferentes perspectivas é fundamental. Balancear riscos e tempo é papel de uma boa gestão. Modernizar processos e compartilhar conhecimento com todas as pessoas envolvidas é primordial.

Afinal de contas, uma empresa é o conjunto de muitas pessoas e as novidades podem vir de todos os lados e níveis Esteja aberto a mudança e prepare a sua organização para viver os próximos anos com inovação e crescimento.