29/06/2021 Os 3 pilares para a transformação digital

Já passamos da fase em que a transformação digital era apenas uma promessa para o futuro do cenário mundial. Hoje, ela é uma realidade que já transformou o modo como as empresas são administradas. As companhias que não se adequarem, deixam de ser competitivas para o crescente número de empresas puramente baseadas no digital, como as startups. 

Mas se engana quem pensa que a transformação digital nas empresas é algo simples. O processo envolve diversos aspectos que precisam ser considerados na hora de criar uma estratégia de renovação, são inúmeros pontos, ideias e características que precisam ser pensadas e estruturadas para que o processo aconteça de uma maneira sólida e eficiente.

Confira três pilares para uma transformação digital efetiva para a sua empresa:

1 - O potencial humano

O potencial humano é um dos principais pilares digitais. Por mais automático que o mundo corporativo seja hoje em dia, são os humanos que criam e transformam a realidade das empresas. É preciso valorizar e oferecer condições favoráveis para que os seus colaboradores façam suas funções com a autonomia e liberdade necessárias para criar, repensar, inovar e transformar um negócio. 

Uma das maneiras para fazer isso, é mudando a forma como o trabalho é organizado dentro da sua empresa, se livre do tradicionalismo e adote novas tecnologias. Elas trouxeram incríveis benefícios e novas oportunidades de trabalho, capazes de empoderar o capital humano e colocá-lo como um agente da transformação digital nas empresas.

Planos de carreira, programas de retenção de talentos, benefícios e reconhecimento também são formas de valorizar os colaboradores e manter a motivação deles lá em cima. Mas quando falamos em potencial humano, não podemos deixar de levar em consideração quem está do lado de fora das empresas, os consumidores. Eles também precisam fazer parte da transformação digital do seu negócio.

2 - A cultura digital como agente da transformação digital

Outro importante pilar dessa transformação, é a cultura digital. Para as empresas que já nasceram na era digital, algo simples, mas um tanto quanto complicado para as empresas antigas e tradicionais do mercado que estão começando essa transição agora.

Para as empresas que estão começando agora, a cultura digital deve ser promovida e incentivada entre os colaboradores e gestores, para que aconteça o desenvolvimento de um mindset alinhado com a era digital dentro de toda a empresa.

Bom líderes são aqueles que tiram a empresa da sua zona de conforto,  que estão sempre abertos a novas possibilidades com muita resiliência. Sem esses profissionais a transformação digital das empresas se torna impossível.

3 - A tecnologia

E por último, mas não menos importante, sem a tecnologia não haveria transformação digital. Foi ela que nos trouxe até o ponto em que estamos. E a evolução da tecnologia não para por aí, ela continua se transformando e nos forçando a ir junto com ela. 

A análise de dados feita pelo Big Data está aí para extrair e analisar o comportamento dos consumidores, nos ajudando na hora de diversas tomadas de decisões. As empresas precisam se colocar no cenário digital, buscando fazer uso dessas tecnologias como meio de transformação e para novas oportunidades para o seu negócio. 

É preciso compreender o mundo digital e entender que essa mudança não se trata de uma tendência, mas sim de um caminho sem volta. Hoje, o mundo nos exige que estejamos cada vez mais conectados, não fique de fora dessa transformação, se a sua empresa ainda não faz parte do mundo digital, mude e continue sendo competitivo para o mercado.