13/07/2020 Os erros mais comuns na Gestão Financeira de uma empresa

Gestão financeira é o conjunto de procedimentos e ações administrativas vinculados à análise, ao controle e ao planejamento de todas as atividades financeiras de uma empresa.

Serve para que otimize os resultados e garante que tenha recursos para manutenção, investimentos e crescimento próprio.

Confira seis dicas para empresas de todos os tamanhos e faturamentos.

1. Não estabelecer um salário fixo para os sócios

Separar o orçamento da empresa e dos sócios é fundamental para que as informações sejam verdadeiras. Estabeleça um salário fixo para os sócios e não faça retiradas pontuais, pois elas camuflam os resultados.

2. Não acompanhar o relatório de fluxo de caixa

Este demonstrativo deve ser o seu braço direito. Analisar todas as entradas e saídas e recursos e, prever possíveis desencaixes é importante para qualquer tomada de decisão. É o controle do dia a dia que promove a otimização do resultado no final do mês.

3. Não conhecer a sua Margem de Contribuição

Saber quanto cada produto e/ou serviço contribui para o pagamento dos seus gastos fixos fará diferença na gestão, uma vez que você saberá analisar quais itens devem ter uma atenção maior para vendas ou até mesmo reavaliar se vale a pena continuar trabalhando com determinados itens. Essa demanda inclui atenção na precificação, custos fixos e operacionais e custos relativos a cada produto/serviço.

4. Não possuir uma reserva financeira

As reservas financeiras garantem estabilidade e fôlego orçamentário em períodos de crise, como o que estamos vivendo agora na pandemia. A reserva é fundamental para manter a empresa girando, com os seus próprios recursos, mesmo com o faturamento abaixo do previsto.

5. Não trazer a gestão que os números podem proporcionar ao seu negócio

Não adianta apenas anotar e não ter consciência do significado e do impacto prático do controle financeiro. O simples fato de registrar entradas e saídas não quer dizer que você tenha controle do dinheiro. A gestão financeira traz uma série de informações importantes para prever, controlar e fazer escolhas inteligentes focadas no planejamento estratégico.

6. Não separar os gastos entre variáveis e fixos

É preciso enxergar a informação da maneira certa e, para isso, você deve saber diferenciar o que é variável do que é fixo na operação. Os gastos fixos devem ser otimizados constantemente, uma vez que são recorrentes e devem consumir uma parte importante do lucro. Diferencie, conheça o impacto de ambos e mantenha o controle constante.

Dicas simples e que devem ser incorporadas na rotina de qualquer empresa. O momento atual está evidenciando a gestão financeira como fator fundamental para a continuidade e solidez das empresas. Esteja atento e otimize seus recursos.