15/02/2017 Preço de Venda

O preço de venda influencia diretamente o cliente nas suas decisões de compra. No mercado concorrido em que atuamos nos dias de hoje, é obrigação da empresa ter a certeza de que está oferecendo o melhor preço e mantendo a sua lucratividade. O cálculo do preço de venda de um produto é essencial para o sucesso de uma empresa, pois proporcionará rentabilidade, competitividade, crescimento e retorno do capital investido.

Existem algumas informações básicas que a empresa precisa ter conhecimento antes de iniciar o cálculo do preço de venda, são elas:

1. Conhecimento do custo unitário dos seus produtos/mercadorias: são os valores gastos diretamente na aquisição e/ou elaboração (matéria prima) do produto a ser vendido;
2. Conhecimento das despesas variáveis dos seus produtos: são despesas como impostos, fretes, comissões, etc;
3. Conhecimento das despesas fixas da empresa: são os valores gastos para manter a estrutura da empresa e na sua administração;
4. Definir qual o lucro deverá ser atingido;
5. Ter conhecimento da Margem de Contribuição.

A partir deste ponto, acaba ficando simples o cálculo do Preço de Venda. Veja o exemplo abaixo:

1. Custo do produto: R$ 25,00
2. Despesas Variáveis: 7%
3. Despesas Fixas: 30%
4. Lucro Líquido: 8%
5. Preço de Venda = R$ 25 / (100% - 7% - 30% - 8%) = R$ 25 / 55% = R$ 45,45

Precisamos observar que estamos utilizando um % para a demonstração da Despesa Fixa. Este percentual foi calculado apenas para fins de composição e utilização da fórmula do preço de venda.