31/07/2023 Registro de marca: saiba a importância de fazer o seu

Já pensou que você pode construir o nome da sua marca e de repente perder o direito sobre ele? Isso é mais comum do que você pensa. 

Enquanto uma marca não estiver com o seu nome registrado no órgão competente, ela não tem um dono. Ou seja, qualquer pessoa pode fazer esse registro por você e proibir o seu uso. 

Por que registrar a minha marca?

Ao iniciar um negócio, é essencial pensar em todos os aspectos legais que envolvem a empresa, e o registro de marca é um deles. Muitos empreendedores podem se questionar sobre a real importância desse processo, mas a verdade é que o registro de marca traz uma série de benefícios e proteções para a sua empresa.

Ter sua marca registrada, esse é o título que atesta a regularidade de uma marca perante o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). É esse órgão que garante o direito de utilizar a sua marca, com exclusividade, em todo o território nacional. 

Em primeiro lugar, o registro de marca garante a exclusividade do uso do nome e do logotipo da sua empresa. Isso significa que nenhuma outra empresa poderá utilizar uma marca idêntica ou similar, evitando assim a concorrência desleal e protegendo a reputação e identidade do seu negócio. Além disso, o registro de marca confere ao titular o direito de impedir que terceiros utilizem ou registrem marcas semelhantes ou que possam causar confusão ao consumidor. Isso é especialmente importante no mercado atual, onde a concorrência é acirrada e a proteção da marca é fundamental para se destacar e conquistar a confiança dos clientes.

E você, já fez o registro de marca da sua empresa?

O registro é um investimento a longo prazo. Ao garantir a exclusividade do uso da sua marca, você estará construindo uma identidade sólida e duradoura para o seu negócio.