22/07/2022 RH 4.0: saiba mais sobre o futuro da gestão de pessoas

Com o avanço das tecnologias e a transformação do mundo, as empresas e as profissões estão precisando se reinventar e os profissionais de RH não ficaram de fora dessas mudanças. 

Você já ouviu falar no RH 4.0? Uma das principais responsabilidades desse segmento é tornar os processos de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento, mais assertivos e modernos. Outras atividades que devem ser ajustadas de acordo com a transformação digital são as políticas de recompensa e jornada de trabalho. O principal objetivo do RH 4.0 é transformar o setor de RH em algo mais estratégico e menos burocrático para as empresas.

Os principais benefícios do RH 4.0 para as empresas são: as tomadas de decisões orientadas por dados dados, ter uma gestão mais estratégica, melhorar a contratação de novos colaboradores, fazer uso de recursos digitais e inovadores, trazer melhorias para a organização da empresa, e por fim, descobrir novas formas de gestão. 

Os benefícios que o RH 4.0 oferece para os colaboradores também são importantes para a carreira dos trabalhadores que vai ter: benefícios flexíveis, outras oportunidades de avaliação de performance, orientação feitas a base de dados, otimização do seu tempo e menos burocracias no seu dia a dia.

Entenda quais são as tendências do RH 4.0:

- Colaboradores com perfil mais adequado para cada tarefa; 

- Menos tempo de trabalho; 

- Lideranças mais assertivas;

- Aumentar o uso dos recursos do mundo digital;

- Implementação de gestões remota;

- Implementar o uso de inteligência artificial.

Por fim, podemos afirmar que o RH 4.0 está adequando a gestão de pessoas para os novos tempos.