05/09/2021 Turnover: o que é? Como ele pode afetar a minha empresa?

Turnover ou a rotatividade de pessoal, é o nome dado pelos RHs ao fluxo de entradas e saídas dos colaboradores de uma empresa, que mede o número de funcionários que saem de uma organização durante um determinado período de tempo, normalmente em um ano.

Todas as empresas têm uma taxa de rotatividade, o que até certo ponto é normal. Porém, quando uma empresa apresenta altas taxas de turnover, isso pode ser um grande indicador de problemas como, má administração, falta de infraestrutura, remuneração abaixo da média de mercado ou até baixa motivação profissional. Mas também, segundo um artigo publicado pela Forbes, uma taxa de rotatividade muito baixa na sua empresa pode não ser uma coisa boa.

"Este é um exemplo extremo de um desafio comum nas organizações: a inércia do pensamento de grupo - um termo que descreve como a pressão para se conformar em um grupo pode interferir no pensamento crítico individual, resultando em decisões erradas." escreveu, Chad Biagini.

Uma empresa eficiente precisa estar sempre atenta para aplicar novos mecanismos que avaliem o impacto de determinadas ações dentro do negócio para ter uma avaliação assertiva sobre o que funciona ou não na rotina de trabalho. Dependendo da forma de gestão e dos objetivos da empresa, o índice de rotatividade pode apresentar vantagens para a organização.

Quais os tipos de turnover

Um colaborador da empresa se demite por achar que a sua carreira está estagnada tem motivações diferentes daquela pessoa que sai da organização por não concordar com as decisões de seus gestores. Para avaliar a taxa de turnover, é necessário que seja feita uma análise minuciosa de cada caso.

A demissão é um sintoma, e suas causas precisam ser analisadas. Para isso é importante ter conhecimento sobre os tipos de turnover que podem acontecer na sua empresa:

- turnover involuntário: quando o empregador decide que o funcionário não é mais útil para a organização. Pode acontecer por causa de um desempenho inferior ao estipulado por meio de metas pré estabelecidas, ou até mesmo por dificuldades financeiras enfrentadas pela empresa.

- turnover voluntário: quando a demissão acontece por vontade própria do colaborador. Ela pode acontecer por uma proposta de emprego com salário mais atrativo ou por decorrência de conflitos internos.

- turnover funcional: esse é um turnover que pode ser produtivo para a empresa.  Ele acontece quando o colaborador já insatisfeito, e com baixa produtividade, pede demissão por conta própria.

- turnover disfuncional: acontece quando um profissional bem capacitado e com boas entregas se desliga da empresa por conta própria. Na maioria dos casos, isso significa que a empresa não tem condição de reter o funcionário. Seja por motivos financeiros ou de caráter organizacional.

Em uma pesquisa global realizada pela empresa de recrutamento Robert Half, entre 2010 e 2014, foi revelado que o Brasil é o país com maior índice de turnover do mundo. Nos últimos anos, o número de turnover aqui no Brasil ultrapassou os 82%, enquanto no mundo, aumentou cerca de 38%. O estudo envolveu 13 países e entrou em contato com cerca de 1.700 diretores de RH. Os 100 diretores brasileiros participantes da pesquisa, relataram que o número elevado se dá pela grande disputa dos profissionais de qualidade que se encontram no país.