14/05/2020 Upskilling, o termo que chegou para ficar

E do dia para a noite as empresas se viram obrigadas a mudar a forma de trabalho. Expediente remoto, práticas virtuais de gestão e comunicação e a continuidade dos negócios em meio a pandemia, foram algumas das pautas vastamente compartilhadas.

Um ponto fundamental é sobre as pessoas, estas que seguem as suas atividades e que agora estão em casa, mas em breve estarão novamente no escritório ou em um novo formato que virá a se consolidar.

O mundo muda rapidamente por diversos motivos, tecnologia, inovação, produtos substitutos, novos métodos, ferramentas e por aí vai. Quem orquestra o arranjo de todos estes elementos no dia a dia de uma empresa são as pessoas e estas também precisam estar atualizadas e preparadas.

Um conceito cada vez mais explorado é o de upskilling. Vamos entender o que é e como introduzir no contexto da sua empresa a seguir.

O termo upskilling quer dizer aprimoramento, e diz respeito ao desenvolvimento em um campo onde já se tem domínio. É uma forma de desenvolvimento onde o profissional eleva suas capacidades e competências dentro de uma área que já conhece. Ele desenvolve suas qualificações atuais para novos níveis.

O upskilling vai além da área de treinamento, pois desenvolve o profissional de forma prática, levando em consideração o cenário da empresa e global, as necessidades mais latentes e a oportunidade de melhoria do indivíduo.

Um ponto importantíssimo é tornar as tecnologias digitais acessíveis e amistosas para todos, uma vez que os colaboradores mais sêniores da empresa podem ter vindo de um tempo onde a atividade era menos automatizada. Quando a empresa oferece às pessoas ajuda para elevar as competências digitais, está também ajudando-as a desenvolver consciência, entendimento e habilidades para participarem plenamente das atividades. 

O UPSKILLING VAI ALÉM DO DIGITAL 

Além da adoção de tecnologias, o aprimoramento deve ser feito em outras áreas. A empresa precisa estar atenta para antecipar as competências adequadas para o futuro e alinhadas ao planejamento estratégico da empresa. Precisa ainda, organizar estas competências e formatar um programa de aprimoramento de competências organizado para que as pessoas entendam a necessidade e o valor de se manterem informadas.

Habilidades humanas tradicionalmente não são ensinadas na graduação e, com a chegada de novas gerações nos ambientes, é preciso que todos estejam aptos a conviver, trocar e crescer em conjunto.

Já existe uma série de escolas e cursos focados no ensinamento de soft skills, com habilidades que experimentamos no nosso cotidiano e que podem e devem ser exercitadas. Algumas destas habilidades são:

FLEXIBILIDADE: é a capacidade do profissional lidar com crises e imprevistos. Para isso, é preciso aceitar que não existe uma verdade absoluta e ouvir os colegas com atenção — esses são os primeiros passos para ter acesso a diferentes pontos de vista, que podem levar a tomadas de decisão mais acertadas;

AUTOCONFIANÇA E AUTOCONHECIMENTO: essas habilidades são importantes para qualquer pessoa, porque permitem que ela tenha segurança mesmo ao assumir riscos. Para aprimorá-las é necessário sair da zona de conforto e ter em mente aonde deseja chegar;

INICIATIVA: competência essencial para colocar as ideias em prática com inovação e velocidade;

COMPETITIVIDADE: a competitividade saudável só ajuda na melhoria dos resultados. A ideia não é confrontar, é estimular o debate para que o resultado seja melhor para todos;

COMPREENSÃO INTERPESSOAL E EMPATIA: a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendê-lo e deixar de julgá-lo é muito importante para que o ambiente seja amistoso e seguro;

TRABALHO EM EQUIPE: a capacidade de trabalhar em conjunto, respeitar as opiniões diversas e atuar em prol de um objetivo comum. Da mesma forma, é preciso aceitar as críticas, delegar as tarefas e eliminar as barreiras formais para potencializar essa habilidade;

VISÃO DO NEGÓCIO: manter-se atualizado nos cenários micro e macro. Somente com uma visão antecipada é possível estar alinhado às tendências e evitar obstáculos;

RESILIÊNCIA: a capacidade de se adaptar às adversidades com menor esforço, dar a volta por cima, lidar e superar adversidades e transformar experiências negativas em aprendizados.

São muitas as habilidades a serem aprimoradas e, qualquer que seja o negócio ou o profissional, sempre existe espaço para melhorias. Manter as pessoas em desenvolvimento constante valoriza o profissional, melhora a performance e, por consequência, impacta positivamente nos resultados da empresa.

Compartilhamos aqui algumas instituições que versam sobre soft skills e outras habilidades essenciais, são elas: