07/06/2017 Vantagens da terceirização contábil

A terceirização de serviços cada vez se torna uma necessidade gritante para empresas, sendo que, a competição dos mercados obriga foco de todas as ações sejam seus negócios-chaves, deixando de lado as atividades ditas “acessórias” à condução das empresas.

A terceirização de serviços cada vez se torna uma necessidade gritante para empresas, sendo que, a competição dos mercados obriga foco de todas as ações sejam seus negócios-chaves, deixando de lado as atividades ditas “acessórias” à condução das empresas. 

Essa necessidade é ainda mais relevante quando pensamos na questão contábil das empresas. Que por ser uma área de grande complexidade e por representar grande risco é fundamental que se tenha equipes de profissionais especializados trabalhando, evitando que pequenos deslizes se tornem grandes despesas tributárias.

Contudo, esse é apenas um ponto a favor da terceirização de uma contabilidade, além dele estão os custos, que serão reduzidos, já que para contratar um novo funcionário existem encargos trabalhistas e previdenciários - salários, férias, gratificação natalina, FGTS, INSS, entre outros – enquanto no contrato terceirizado, existe apenas o pagamento do serviço prestado. A opção pela terceirização é válida para todas as empresas, mas se torna ainda mais importante para as pequenas e médias, já que elas não têm como disponibilizar uma equipe para essa área, e muitas vezes não têm como direcionar investimento nem tempo para seu profissional se atualizar sobre as alterações que ocorrem constantemente. 

Uma contabilidade de porte para a realização de sua contabilidade vale a pena, já que diante da complexidade e quantidade das normas tributárias brasileiras,é mais fácil para a assessoria manter-se atualizada, investindo permanentemente em tecnologia, cursos de legislação e especializações. 

Mas é necessário muito cuidado na hora de escolher a empresa que realizará esse serviço, muitas empresas oferecem esse serviço, contudo, na hora em que irá realizá-lo, faz de forma mecânica e distante da realidade do negócio da contratante. Assim, é importante um acompanhamento mais próximo do dia a dia da empresa e de suas contas. 

Além disso, a terceirização é vantajosa para estabelecimentos de pequeno e médio porte, porque concede mais agilidade e dinâmica nas decisões. Com custos mais baixos, as empresas contam com uma estrutura já montada e têm à disposição o serviço contábil tradicional e profissionais capacitados a orientar os empresários em questões gerenciais, relacionadas a estoque, formação de preço do produto e investimentos.

Hoje já existe uma forma mista do serviço, com um atendimento personalizado das empresas contábeis com atendimento em tempo integral na empresa, o que chamamos de outsourcing, onde se monta uma espécie de sucursal na própria empresa. Com isso, garantem a presença diária e uma maior participação do profissional da contabilidade nos negócios da empresa. 

Em resumo, a realidade do mercado atual e as vantagens desse tipo de serviço fazem com que a terceirização contábil seja fundamental para as empresas de médio e pequeno porte. Para as empresas de grande porte essa situação tem que ser melhor avaliada, mas, a opção do serviço de outsourcing é uma opção que vem conquistando um número cada vez maior de grandes corporações, que conseguem com isso mais direcionamento de suas ações e a garantia da melhores opções tributárias.
 

Fonte: Administradores