01/12/2022 Você faz o controle patrimonial da sua empresa?

O controle patrimonial é um processo de extrema importância para que uma empresa consiga realizar melhorias na sua estrutura, principalmente, para as empresas que não são de grande porte. Fazer o controle de patrimônio de forma correta e realizar uma gestão patrimonial periodicamente possibilita que uma organização tenha uma gestão financeira muito mais eficiente e, com previsões de custos mais assertivos.

Controle patrimonial pode ser definido como a gestão de todo o patrimônio de uma empresa, que deve incluir desde imóveis, dinheiro em caixa, estoque e investimentos, como também, o valor da empresa, direitos autorais, softwares e licenças. 

A função do controle patrimonial

O controle patrimonial vai além de cumprir as exigências legais de uma empresa, como já citado, o controle patrimonial pode ser responsável pelo crescimento da empresa. Com ele é possível: 

- Otimizar o processo de compras;

- Diminuir desperdícios e o índice de desvios da empresa; 

- Preparar o negócio para passar por auditorias internas ou externas; 

- Ter facilidade para comprovar as informações financeiras da empresa; 

Além do gestor conseguir tomar decisões mais assertivas, com acesso a essas informações, a empresa que realiza essa gestão, ganha mais credibilidade perante o seu mercado atuante, o que faz com que a empresa consiga atrair facilmente novos investidores e, eliminar riscos fiscais. 

O controle patrimonial deve passar por 5 etapas:

1. Inventário 

2. Avaliação dos ativos 

3. Revisão das vidas úteis dos imobilizados 

4. Determinação das novas taxas de depreciação 

5.Teste de Impairment

Precisa de ajuda para realizar o controle patrimonial da sua empresa? Entre em contato com a gente! O time Tecchio está pronto para auxiliar você!