11/12/2023 Você sabe o que é o IRPJ?

O Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) é um tributo aplicado às empresas e organizações no Brasil. Ele incide sobre a renda gerada por essas entidades, sendo parte crucial da arrecadação tributária do país. Sua base de cálculo é o lucro da empresa, determinado com base em diferentes formas de apuração.

Existem três principais regimes de tributação que afetam o cálculo do IRPJ: o Lucro Real, o Lucro Presumido e o Lucro Arbitrado. No Lucro Real, o imposto é calculado sobre o resultado contábil da empresa, ajustado conforme as regras fiscais. Já no Lucro Presumido, o cálculo é simplificado, sendo considerado um percentual pré-definido sobre a receita bruta, dispensando a apuração do lucro contábil. Quando não há informações ou estas estão incompletas, a Receita Federal pode arbitrar um lucro para a empresa, caracterizando o Lucro Arbitrado.

A alíquota do IRPJ varia conforme a base de cálculo adotada e a atividade da empresa. Essa tributação é recolhida mensal ou trimestralmente, a depender do regime tributário escolhido pela empresa.

Veja algumas dicas importantes para lidar com o IRPJ:

1. Organização e documentação

Mantenha todos os documentos contábeis e fiscais da empresa em ordem. Isso inclui balanços, demonstrativos de resultados, comprovantes de despesas, entre outros.

2. Fique atento aos prazos

Esteja atento aos prazos de entrega das declarações e pagamento dos impostos. Atrasos podem gerar multas e penalidades.

3. Tenha profissionais especializados

Busque auxílio de profissionais contábeis especializados para garantir a correta apuração do IRPJ e o cumprimento das obrigações fiscais.

4. Faça revisões e auditorias interna

Realize auditorias internas regulares para garantir a precisão e conformidade das informações contábeis e fiscais da empresa.

Para apurar o IRPJ, é sempre recomendado buscar por orientação de profissionais especializados para um planejamento tributário mais assertivo e em conformidade com a legislação vigente para evitar problemas para o seu negócio.

Precisa de ajuda? Entre em contato com a Tecchio!