Tanto para os gestores das empresas quanto para os colaboradores, a resiliência é uma das principais habilidades para o futuro. Na psicologia, resiliência refere-se à capacidade de adaptação com as adversidades e problemas do dia a dia.
De acordo com estudos realizados pela McKinsey & Company, as empresas resilientes conseguem construir um caminho mais firme e assertivo, mesmo com as incertezas. Em um dia a dia turbulento, como o que temos hoje, é importante que os objetivos e métricas das empresas estejam abertos a mudanças externas.
Você sabe como ser um líder resiliente? Veja 3 dicas para você aplicar agora mesmo:
1. A comunicação é a alma do negócio
Se você sabe que algum problema está chegando, por que não preparar o seu time? Comunicação e transparência são os pilares para uma gestão resiliente.
Quando os funcionários são deixados à própria sorte, costumam criar e imaginar histórias que são piores que a realidade. Compartilhe as informações e assim, você irá reduzir o medo do desconhecido dos membros da equipe para desenvolver seu próprio plano de ação.
Lembre-se: você não precisa ter as respostas de todos os problemas, trabalhar em grupo pode ajudar no sucesso do seu negócio.
2. Crie processos integrados
Ter processos integrados de acordo com as necessidades e prioridades da empresa é importante para que a organização não tenha um sistema desconectado e sem papéis claros.
3. Tenha uma equipe unida e alinhada
A forma mais útil de desenvolver a resiliência na sua equipe é incentivar e gerenciar a comunicação interna da empresa. Dê e peça feedbacks para os colaboradores, é importante ouvir o que as pessoas têm a dizer em momentos difíceis para encontrar uma solução.
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